sexta-feira, 25 de julho de 2014

Resenha #3 - A Pirâmide Vermelha de Rick Riordan


Hey pessoal! Estou aqui com mais uma resenha pra vocês. Dessa vez o livro que escolhi foi A Pirâmide Vermelha, o primeiro livro da série As Crônicas dos Kane de Rick Riordan. O escolhi porque eu AMO os livros do tio Rick e essa foi uma das melhores séries que eu já li, melhor que muitas modinhas por aí.
Tem apenas 445 páginas e cada capítulo tem um título engraçado, intercalando a narração entre os irmãos Kane. Então, confere a sinopse:

  • Sinopse: Desde a morte da mãe, seis anos atrás, Carter Kane tem viajado o mundo com o pai, o brilhante egiptólogo Dr. Julius Kane. Ele não frequenta a escola e seus pertences cabem em uma única mala. Enquanto isso, Sadie, sua irmã mais nova é criada pelos avós em Londres. Ela tem tudo o que Carter queria: casa, amigos e a chance de levar uma vida “normal”. E ele tem tudo o que ela mais deseja: o convívio com o pai. Depois de tanto tempo separados os irmãos não tinham praticamente mais nada em comum. Até que na noite de Natal, em uma visita ao British Museum, o pai faz uma estranha promessa: tudo voltará a ser como antes. Mas seu plano dá errado, e os irmãos acabam assistindo ao momento em que um personagem misterioso desaparece com o egiptólogo e provoca uma explosão magnífica. Para salvar o pai, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada, na qual descobrem que os deuses do Egito Antigo foram despertados e algo terrível está para acontecer – e que tudo isso está relacionado com uma ligação ancestral entre os Kane e a Casa da Vida, ordem secreta que existe desde a época dos faraós.


Simplesmente amei a história. Livros de ficção são definitivamente os meus preferidos, mas quando envolvem mitologias eu tenho certo carinho especial como esse e PJO. A história é bem divertida e eu não conseguia parar de ler por um minuto (minha mãe que o diga). Uma das coisas que eu mais gosto nos livros de Riordan é a ironia e o humor dos personagens (ainda mais nas horas mais improváveis).

AVISO: A partir daqui pode conter SPOILERS!

Os personagens que eu mais gostei foram sem dúvida Carter Kane e Zia Rashid. Mesmo Carter sendo muito inteligente ele não é daquele tipo de personagem que tem necessidade de mostrar que sabe tudo, muito pelo contrário, todas as informações dadas por ele nos ajudam a entender melhor a história. Zia Rashid é bonita, mas não fútil, confiante, mas não metida. Mesmo não sendo ela no primeiro livro eu gostei muito da personagem (a verdadeira Zia), que só aparece no próximo livro. Outro ponto que me faz gostar deles: Eles formam um casal muito fofo!

Ao contrário de muita gente que morre de amores por esta eu não gostei muito de Sadie, claro que eu acho ela uma personagem legal, mas não é a melhor do livro. É meio irritante a necessidade que ela tem de lembrar que Carter tinha “tudo do bom e do melhor” ao lado do pai e ele nem o conhecia direito por morar com os avós. Ela nem leva em conta que seus avós a amam tanto que escolheram ficar com ela e não dão a mínima pro seu outro neto (um dos motivos que me faz gostar mais ainda dele, Carter não teve ótimas experiências viajando sempre com o pai atrás de coisas do Egito). Okay, ela não é totalmente ruim, pelo contrário ela é bem legal, vamos dizer que a parte chata dela é quando ela fica com uma pontinha de inveja do irmão. Sadie é bem engraçada e no fundo sensível (mesmo com seu jeito de durona).


Um dos trechos do livro que eu mais gostei foi: “Justiça não significa que todos recebem o mesmo. Justiça significa que todos recebem o que necessitam. E a única maneira de conseguir o que você precisa você mesmo fazer com que isso aconteça”. 

Selecionei algumas fan arts da série que eu gostei, já que as artes oficiais não são nada legais,só a da Zia que é boa: http://imgur.com/0VIOHVE,LLq6GJi,aRGple2,orWB54M,tWdrAjM,azybCb2

Não encontei uma música que a letra combinasse com o livro, mas a temática do videoclipe de Dark Horse da Katy Perry combina perfeitamente: 

E aí, gostaram? Prentendem ler ou já leram? Comentem o que acham!

Um comentário:

  1. Ótimo! O bom da leitura é isso, ou seja, compartilhar com outras pessoas, afim de estimulá-las a leitura e compreender que o autor que transmiti por meio dos personagens e a historia.

    ResponderExcluir